terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cuidado! Alto risco de vício.


Vou ser bem sincera, é raro eu simpatizar com os protagonistas dos livros que leio. Posso adorar, vibrar com a história, mas é difícil eu realmente gostar do protagonista. Entretanto, vou dizer, Rose, a protagonista de O Beijo das Sombras, de Richelle Mead, chega a me dar inveja! O seu jeito, a sua beleza, a sua língua afiada, eu adoraria ser como ela! Ela realmente me cativou... E, some a protagonista com a história de tirar o fôlego, e se tem um livro perfeito, grandessíssimo! Um dos melhores (se não o melhor) livros de vampiros que já li!
Porém, antes de falar sobre a história, deixa eu explicar os três tipos de pessoas: primeiro há os Moroi, que são vampiros, digamos, vivos, que são sensíveis à luz e possuem magia. Depois, há os dampiros, que são pessoas meio humanas, meio vampiros (não são sensíveis à luz, nem tem magia), cuja missão é se tornarem guardiões dos Moroi, ou seja, protegê-los mesmo que seja com a própria vida. E, por último, há os Strigoi, que são Moroi ou dampiros que mataram, se corromperam e se transformaram em, digamos assim, vampiros mortos, renunciando à luz e à magia.
O mundo dos Moroi é governado por doze famílias reais e Lissa é uma princesa órfã com dons especiais. Rose, nossa adorada protagonista, é uma dampira, e a melhor amiga de Lissa. As duas possuem um laço muito forte, que permite a Rose sentir tudo o que Lissa sente e até mesmo entrar na mente da amiga.
A Escola São Vladimir é onde os Moroi e os dampiros vivem e estudam, porém Rose e Lissa fugiram de lá e estavam vivendo no mundo humano tranquilamente, até que, num belo dia, os guardiões da escola as encontram e as levam de volta para lá. E, como em toda escola que se preze (brincadeirinha!), é aí que começam as fofocas e rumores... Como elas fugiram? Por quê? Como viveram esse tempo todo? Essas e outras perguntas circundam Rose e Lissa no seu retorno à vida escolar, sem contar, é claro, alguns outros alunos maldosos que só querem acabar com elas.
Além de toda a confusão com os colegas, as duas ainda passam por maus bocados à medida que Lissa desenvolver seus poderes incomuns e Rose tenta descobrir mais sobre eles.
É claro que não podia faltar romance e esse fica a cargo de uns garotos muito charmosos, das mais variadas formas e para todos os tipos de gostos, que cruzam o caminho tanto de Rose como de Lissa. Da minha parte, o que eu mais gosto é um certo garoto russo com um nome que eu particularmente adoro (quem me conhece sabe porquê)!
É um livro dinâmico, com personagens maravilhosas (como já disse anteriormente) e uma história diferente de todas as outras de vampiros que já li... É sombria, ao mesmo tempo em que é leve, é ácida, misteriosa, inteligente, divertida, apimentada... não sei, não há uma palavra para descrever... Só mesmo lendo para saber!


-

3 comentários:

  1. Pois é, alto risoc de vício...
    Sabia que strigoi significa vampiro na nova zelândia?? maneiro, né??
    Ai, quero reler esse livro!!!!

    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  2. Mew....vou assaltar a casa da Alana !!(oO?!)
    LoL
    Bem eu sou viciada em histórias de vampiros (bem antes de twilight..) então imagino que esse livro seja viciante mesmo! Também pelo enredo que você fala aqui no post! xD
    bjsss!!

    ResponderExcluir
  3. aimeudels, não assalta a casa dela não!!! (msm pq o livro ta comigo agora ^.~)

    mas e a alana, kd??

    ResponderExcluir