domingo, 25 de outubro de 2009

E eu pensei que Wall-E havia sido o ápice...

E mais uma vez a Pixar se supera! Não há um filme da Pixar, no qual a animação não seja ótima, a história envolvente e as personagens cativantes. Confesso que quando vi que o filme seria protagonizado por humanos fiquei temerosa, já que o filme Os Incríveis, o único outro também com protagonistas humanos, está no final da minha lista de favoritos da Pixar. Entretanto, todo o meu temor foi embora logo nos primeiros quinze minutos de filme.
Up conta a história de vida de Carl Fredericksen, que desde menino tinha fascínio pelo Paraíso das Cachoeiras, local de visita de seu explorador favorito e ídolo Charles Muntz. Explorador esse, que foi chamado de fraude pelos cientistas que não acreditaram em sua descoberta.
Retornando a Carl, ainda criança, num belo dia voltando para casa, ele se depara com Ellie, uma menina que é praticamente o oposto dele em todos os sentidos. Pode-se até comparar Carl e Ellie com Pedro e Tina do livro infantil Pedro e Tina – Uma Amizade Muito Especial, de autoria de Stephen Michael King, de tão opostos que são. A partir daquele dia, os dois começam uma amizade que duraria pelo resto de suas vidas. Não é preciso dizer que os dois se casam, né?
Numa sequência lindíssima conhecemos toda a vida do casal Carl e Ellie. Descobrimos que ele se torna vendedor de balões, que eles passam por altos e baixos, imprevistos acontecem e eles têm que adiar a viagem ao Paraíso das Cachoeiras e, mais, que o tempo passou e Ellie morreu de velhice. Carl, então, perde todo o gosto pela vida e os seus sonhos, se tornando um velho amargurado e solitário. É, então, que Russel, um menino de 8 anos e aspirante a escoteiro, aparece na vida do velhotinho.
Após um incidente, Carl é declarado como ameaça pública, sendo mandado judicialmente para um asilo, tendo de deixar sua casa para trás. Mas Carl não deixaria seu lar e todas as lembranças que aquela casa guardava. Então, por Ellie, ele resolve realizar o sonho de se mudar para o Paraíso das Cachoeiras. Não preciso dizer como, certo?

Porém, para infelicidade de Carl, o aprendiz de escoteiro vai junto por engano... E é aí que Carl tem que rever tudo o que viveu nos últimos tempos, tudo aquilo que esqueceu ou deixou para trás.
É um filme que toca, que traz a tona sentimentos e situações que não são ditos ou passados às crianças; e sentimentos e situações pelos quais muitos adultos já passaram e se deixaram acomodar. A questão do ídolo, os sonhos, a perda, a amizade, o amor, o apego às coisas materiais, a confiança, o orgulho, a família, a lembrança... uma animação para crianças? Que nada! Uma lição de vida.

Carl e Ellie

A mais nova dupla dinâmica da Disney... um de 8 e outro de 78 anos.

Kevin, Russel, Dug e Carl


E para terminar uma pequena homenagem à Pixar. Sinceramente, pensei que o ápice fora Wall-E, mas depois de Up, já nem consigo mais imaginar como é possível se superar... Só posso dizer que mal posso esperar pelo próximo filme da Pixar...



2 comentários:

  1. E lá está de novo a capacidade dessa menina de me fazer chorar. Chorar?? Pois é, nem vi o filme e já me emocionei!!! Mal posso esperar para alguar esse dvd!!! Não consegui ver no cine por causa da perna mumificada T.T

    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb quero assistir up!!!
    como eu adoro uma animação.. perdi no cinema droga =/

    ResponderExcluir