sábado, 7 de novembro de 2009

Vampiros em alta - Parte I

Bom, o livro da vez é Marcada, de P. C. Cast e Kristin Cast. Agora, o que posso dizer sobre o livro? É interessante, sem dúvida... E posso dizer com bastante certeza que as autoras atingiram os objetivos que tinham em mente. Como posso ter certeza? “...quatro palavras mágicas: vampira terminando os estudos.”, retirado da dedicatória, e “...garantir a linguagem adolescente.”, retirado dos agradecimentos. Sem sombra de dúvida, o livro é sobre uma vampira terminando os estudos e a linguagem realmente adolescente confere naturalidade à narrativa e torna a leitura leve.
Porém, apesar de leve, não posso dizer que flui assim tão bem. Admito que o começo do livro foi bastante arrastado. Com tudo muito confuso, era desencorajador ler... Pode ser (e eu não descarto essa hipótese), que esse fosse mesmo o objetivo das autoras, deixarem o leitor confuso, com uma sequência de imagens meio caótica, e esta que vos escreve não captou a mensagem.
Mas o livro melhora gradativamente e a leitura segue, sendo que lá pela metade, você já não consegue mais parar de ler.
Bom, agora o que vocês querem mesmo saber, né? A história! Zoey é uma garota normal de 16 anos, que tem problemas com os pais, uma amiga hiper fútil, um namorado atleta e galinha e ela não é, de longe, a melhor aluna da classe. Até aí, o de sempre, tudo aquilo a que estamos acostumados! Porém, no final de um dia de aula, na escola mesmo, ela é marcada. Puxa vida, nem tenho idéia de onde eles tiraram o título do livro! Sim, ela é marcada com uma tatuagem de meia lua na testa e, a partir daquele momento, começa a sua transformação em vampira.
Mas isso não é tudo... Uma vez marcada, ela deve ir para a Morada da Noite, uma escola especial para vampiros adolescentes em transformação. Se ela não for, logo morrerá. Só que se você acha que ela está livre da morte simplesmente pelo fato de estar na Morada da Noite, está redondamente enganado! O corpo dos marcados pode rejeitar a transformação a qualquer momento, sendo que a mesma, para se completar, leva anos.
Sem muita alternativa, Zoey enfrenta os pais, digo a mãe e o padrasto (ou padrastotário, como ela diz) e vai para a sua nova escola (caso contrário, não teria a mínima chance de sobrevivência). Isso, claro, não sem antes passar por uma experiência espiritual cherokee, já que o sangue desse antigo povo corre em suas veias.
Ao chegar à sua nova escola, tudo o que ela quer é se adaptar e sentir que faz parte de ago. Porém, não é assim tão simples, principalmente com a insuportável aprendiz de Grande Sacerdotisa infernizando a sua vida. Por outro lado, não posso deixar de falar dos amigos verdadeiros que ela conquista e em um certo garoto muito bonitinho que passa a fazer parte de seu dia-a-dia.
Em muitos momentos, durante a leitura, não pude deixar de me lembrar de Harry Potter. Entretanto, no lugar de bruxos, são vampiros. E, assim como no primeiro livro de HP, antes de começar verdadeiramente a história, é preciso explicar tudo, coisa por coisa, personagem por personagem, por isso, talvez, o início seja mais arrastado.
Se vale a pena ler? Eu diria que sim, pois o livro melhora a cada página e o final é fantástico! Mantenha firme a leitura, que, depois, com certeza, você vai se apaixonar e querer já emendar a leitura no segundo livro da série.

O segundo livro da série House of Night... Traída, e não Seduzida!



3 comentários:

  1. Discordo!!!!! Discordo profundamente!!! Não vi nada de confuso NEM arrastado!!! Primeira resenha anjo-diabo no B&C... hm.... mas a sua resenha tá legal.. posso não concordar, mas respeito seu ponto de vista ^.~

    ResponderExcluir
  2. Alana,
    Somos colegas uspinianas?
    Que máximo!
    Você faz o que lá?
    Eu sou da ECA (publicidade).
    OBS: gostei da sua resenha. Vou dizer, eu gosto de vampiros, mas acho que preciso de um tempo. Tem muito vampiro por aí e poucas estacas... (estaca=tempos).

    Bom, meu e-mail é estrelapier@yahoo.com.br

    Acho que é só!
    Abraços,
    K.

    ResponderExcluir
  3. cade??? vai fazer um mes que vc sumiu!!! não tem vergonha não?? depois de todo trabalho q eu tive por esse lay??

    ResponderExcluir